CAMINHOS DE DARWIN

Quando o naturalista Charles Darwin esteve no Brasil no século XIX fez várias expedições. Uma delas foi pelo norte do estado do Rio de Janeiro incluindo algumas das cidades da Região dos Lagos.

Darwin percorreu, em 1832, as regiões de Maricá, Saquarema, Araruama/Praia Seca, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí. Em algumas dessas regiões, pode-se ainda observar as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens.

Em 2009, comemorando 200 anos do nascimento de Darwin, foram instalados 12 marcos por lugares onde ele passou, tornando-se um roteiro turístico, educacional e científico.

Durante a expedição, Darwin coletou centenas de espécies brasileiras, entre elas o famoso peixe Lambari de Darwin. Além de descrições sobre as espécies coletadas, ele também fez observações sobre as paisagens locais, incluindo a Restinga de Massambaba.

Essa expedição contribuiu para elaboração da Teoria da Evolução das Espécies pela Seleção Natural e do seu livro A Origem das Espécies. 

Secured By miniOrange