A lagoa de Araruama é o maior destaque da Região dos Lagos. Sua dimensão, com várias cidades em seu entorno, seus ventos, suas águas, seu clima e sua salinidade fazem da lagoa de Araruama um grande polo turístico e econômico. São 220 quilômetros quadrados e 630 milhões de metros cúbicos de água e se estende por 160 quilômetros da região costeira do estado do Rio de Janeiro. Sua ligação com o oceano é feita pelo Canal do Itajurú, em Cabo Frio. Sua salinidade atinge o dobro da salinidade da água do mar, sendo assim o maior corpo d’água hipersalino do mundo. Vários animais vivem na lagoa e entorno dela. É um ecossistema muito importante, pois existem espécies raras e até únicas. A atividade pesqueira artesanal é uma atividade característica da lagoa de Araruama. É um ambiente propício para algumas espécies de pescado, destacando-se o camarão.
Bons ventos e profundidade ideal fazem da lagoa de Araruama o paraíso dos esportes náuticos, como Kitesurf, Windsurf, Stand Up Paddle, Canoagem, Parapente, entre outros. Além de passeios de lanchas e Jet Skis.
As águas claras, calmas e rasas na beira da lagoa de Araruama e a brisa constante atraem os banhistas de todas as idades.
A extração de sal é uma atividade econômica forte na região. Há alguns anos atrás, a lagoa de Araruama foi a maior fonte para a extração de sal no Brasil.